PROPOSTA DE ATIVIDADE: Os textos poéticos.
Objetivos: Analisar os elementos que caracterizam um texto poético. Produzir um texto poético, utilizando a criatividade com a expressão em linguagens diversificadas, como: poesia, música, dramatizações, entre outras.
Conteúdos: Poesia Produção de texto.
Alunos: 1ª série do Ensino Médio
Tempo estimado: Oito aulas.
Material necessário:
Textos poéticos de vários autores, Som, CD de Legião Urbana, Internet, youtube.com.
Desenvolvimento:
1ª etapa
Perguntar aos alunos o que eles conhecem por poesia. Para que ela serve? Que características percebem comumente neste tipo de texto.
Pesquisar na internet sobre poesia, sua funcionalidade, seus tipos, suas formas.
2ª etapa
Socializar as informações encontradas e as conclusões construídas durante a pesquisa.
Construir um conceito coletivo sobre poesia, suas classificações, sua funcionalidade.
3ª etapa
Ouvir a música: Monte Castelo de Legião Urbana.
Questionar sobre o lirismo, o belo, o estético, a mensagem principal da canção. Fazer questionamentos sobre o que eles sentem? Quais seus anseios e expectativas? O que esperam da vida? O que farão para alcançar seus sonhos?
4ª etapa
Pedir para os alunos produzirem textos poéticos, conforme o que aprenderam, utilizando a criatividade e a espontaneidade e utilizando os textos para expressarem suas ideias e sensações sobre o que quiserem.
5ª etapa
Fazer um sarau de poesia, com a socialização das produções entre os colegas de classe.
Avaliação
Verificar se os alunos se expressaram oral e textualmente conforme as características do tipo de texto estudado, com criatividade, coerência, coesão e adequação ortográfica e morfossintática.
Esta experiência foi bastante enriquecedora, pois foi uma forma de estabelecer contatos mais profundos com os alunos, dentro de um conteúdo que aparentemente é distante das expectativas deles nos dias atuais, fora de moda.
ResponderExcluirMas com leveza o tema foi abordado, enquanto a interação entre mim e eles e também entre os próprios alunos serviu de ponte para estabelecermos um ambiente descontraído de questionamentos e produções.